Subscribe:

Ads 468x60px

sábado, 12 de abril de 2014

O que é o seppuku?


“Viva breve mas gloriosamente. A vida passageira de alguém é apenas uma preparação para a morte. A queda da flor é comovente quanto é bela no galho e no momento final, como feito em cerimônia no ritual de seppuku, é realmente um momento de verdade”.(Jack Seward's "Hara-Kiri" — TUT 1968 — A Good Introductory Guide.)
Depois de assistir o filme Os 47 Ronins (veja o post anterior), eu passei a pensar bastante na Cultura Japonesa, com relação ao código de honra dos samurais (bushido), principalmente sobre o Seppuku, um dos mais intrigantes aspectos desse código. Seppuku ou Harakiri consiste na obrigação ou dever do samurai de suicidar-se em determinadas situações, ou quando julga ter perdido a sua honra. Significa literalmente "corte estomacal". Esse suicídio ritual também é mais chamado de seppuku, considerado uma forma mais elegante de se dizer a mesma coisa.
O suicídio ritual tinha grande significado para o povo japonês. Vencendo o medo da morte, o samurai vencia também esse grande enigma da humanidade e destacava-se então das outras classes existentes na época. É esse mesmo espírito do samurai que levaram os pilotos suicidas (kamikases) a explodirem junto aos seus aviões durante a segunda Guerra Mundial.
Antigamente, a história do Japão revelava que era melhor ter uma vida boa do que uma morte dolorosa. Foi somente após a introdução do Budismo no Japão e seus respectivos conceitos de transitoriedade da natureza da vida e a glória da morte que o desenvolvimento do pensamento desse tipo de rito se tornou possível. Seppuku era uma demonstração de coragem, honra, lealdade e dignidade quando não cometido por punição ou castigo.
Os motivos para o seppuku eram vários, dentre os quais:
  1. Era praticado como punição. Assim, era apenas uma forma de execução.
  2. Cometido como uma forma de extrema lealdade dirigido a um Senhor falecido ou a um marido. Era uma forma rara. Alguns samurais também se suicidavam ao ver o declínio dos seus senhores, ou mesmo quando estes morriam, como forma de acompanhá-los eternamente e seguir o preceito de que um samurai não serve a mais de um daimyo em sua vida.
  3. Cometido como expressão de ultimato em relação à discordância com um Senhor. Em um ato de pura lealdade, o samurai chega a se matar para chamar a atenção de seu daimyo a algo de errado que ele venha fazendo, advertendo-o.
  4. Cometido em campos de batalhas a fim de se evitar a vergonha de ser capturado pelo inimigo.
Embora o rito de suicídio honroso seja deplorado hoje no Japão, não é tratado como fraqueza ou desequilíbrio como é o suicídio para o ocidente. Os japoneses ainda se matam devido a falência empresarial, envolvimento em triângulos amorosos, reprovação em exames colegiais ou universitários, ou seja, a morte ainda é melhor do que a desonra.
O seppuku não era uma prática exclusivamente masculina. Como era uma prática samurai, e algumas mulheres eram samurai, suas obrigações e conceitos de honra era iguais aos dos homens, portanto, o seppuku deveria ser cometido para manter a dignidade ou como prova de fidelidade. Muitas cometiam seppuku quando eram impossibilitadas de cumprir uma obrigação. O seppuku feminino era comum em casos de acompanhar o Senhor ou o marido na morte, mesmo quando este era condenado à própria execução.
No entanto, ao contrário do que muitos pensam, o seppuku só poderia ser feito com autorização do Senhor, de forma que uma mulher não poderia cometer o suicídio honroso sem prévia permissão.

Bem interessante né? Esse texto não é meu gente, avisar logo. Eu retirei apenas partes desse texto aqui: http://www.bugei.com.br/artigos/index.asp?show=artigo&id=83 . Confiram o texto na integra, lá tem inclusive a maneiro como era feito o seppuku.

Nenhum comentário:

Postar um comentário