Subscribe:

Ads 468x60px

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Doramas: O que são?


Dorama basicamente é a definição generalizada do gênero novela oriental, seja ela J-Drama (Drama Japonês), K-Drama (Drama Koreano), C-Drama (Drama Chinês) e até mesmo os Live Action (Novelas baseadas em títulos de sucesso de mangá ou anime). Os mais famosos com certeza são os J-Drama, mais nem por isso os K-Drama ficam atrás.

Os doramas são um marco da televisão japonesa inventado no final de 1980, quando os roteiristas decidiram atingir o público da televisão com temas que cobriam a vida real do povo japonês, num momento em que os japoneses estavam experimentando uma bolha econômica. A fórmula do sucesso foi alcançada no final da década de 90 quando começou a se abordar temas polêmicos, tais como: violência, abusos infantis, a vida familiar e etc.
Mesmo sendo novelas os doramas são muito diferentes das novelas Brasileiras. A maioria dos doramas são imprevisíveis. No primeiro capítulo o protagonista pode estar super bem na vida, mas durante o decorrer do drama ele pode adquirir uma doença incurável, pode perder um braço ou qualquer outro membro do corpo e pode até morrer. A questão é que nunca se sabe o que pode acontecer. Muitos Doramas, podem surpreender o público, pois raramente um Dorama deixa de passar algo para quem o assistiu, sendo uma lição de humildade, valor do trabalho, amizade, etc. Além dos doramas que envolvem comédia e/ou ação  serem, assim como os animes, muito exagerados em certas partes, o que os torna ainda mais divertidos.
Os doramas também têm nomes diferente de acordo com o gênero que apresentam os  "Getsuku", e possuem enredo romântico, os taiga dramas retratam períodos épicos importantes, entre outros tipos de  de doramas.
E como são novelas, contem muitos elementos da cultura a qual estão inseridas, e são portanto um ótimo meio de aprender um pouco sobre a cultura oriental. ;D

Nenhum comentário:

Postar um comentário