Subscribe:

Ads 468x60px

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Gênero de Mangás

Bem... o tema do post de hoje é algo que até pouco tempo eu ouvia dizer mas nunca tinha parado pra ler, são muitos os gêneros de mangás(animes), existem alguns pouco conhecidos ou falados aqui, por muitas vezes assistimos os animes ou lemos os mangás e não sabemos a que gênero eles pertencem, claro que não dá para decorar o nome e estilo de todos, mas espero que através desse post os tipos fiquem mais conhecidos. 


Naruto
Shounen

Mangás centrado para o público masculino de todas as idades. Shounen significa “garoto” em japonês.O shounen é o estilo mais conhecido aqui no Brasil, afinal praticamente(se não todos) os animes exibidos em tv aberta aqui no Brasil eram shounen.

Exemplo: Dragon Ball Z, Yuyu Hakusho, Naruto

Shoujo (Shojo)


São mangás centrado para o público feminino de todas as idades. Sendo um gênero muito famoso e abundante.

Exemplo: Kare First Love,Sunadokei, Vampire Knight
Sakura Card Captors



Mahou Shoujo ou Maho Shojo (escrita alternativa)

São mangás Shoujos contendo histórias de garotas com poderes mágicos. Histórias normalmente com heroínas que salvam a terra.

 
Exemplos: Sailor Moon, Sakura Card Captors, Rayearth.
Seiji

É uma denominação genérica para mangás adultos. Nele se encontra os estilos Hentai, Josei, Seinen, Gekigá e alguns Ecchis.

Josei

São mangás centrado para o público feminino mais maduro. É abrangente como o shoujo, mas geralmente retrata histórias do cotidiano ou trata de problemas mais sérios como doenças, preconceito, trabalho, etc.

Exemplo: Deep Love, Nana, Nodame Cantabile.

Seinen

Mangás centrado para o público masculino mais maduro, adulto. Embora seja bem abrangente, alguns seinen tendem muito para a violência (as vezes gratuita), podendo ter um conteúdo bem forte. Seinen também pode ter histórias mais leves sobre o cotidiano, mas com personagens femininas mais idelizadas pelos homens.

Exemplos: Berserk, Yotsubato!

Gekigá

são mangás com temática adulta de forma mais realista, abordando a podridão da sociedade e seus conflitos. Um mangá mais político, satírico e crítico. Pode ser considerado Seinen.

Exemplos: Crying Freeman, Lobo Solitário.

Ecchi

Nome dado a mangás com conotação sexual sem sexo explícito, normalmente envolvendo heteros. Alguns Ecchis só apresentam sugestões sexuais. Ecchi é a pronúncia japonesa para H de Hentai.

Exemplos: Love Hina, DNA², Love and Collage.

Anime Mangá

Não é um estilo propriamente dito, é um designação para mangás construídos a partir de imagens tiradas do anime ou OVA e diagramadas como um mangá.

Super Deformed (SD)

São mangás com desenhos desproporcionais dos personagens, que ficam com aspecto mais "meigo". Pode ser um mangá todo assim ou com pedaços.

4-Koma (Yonkoma)


É um mangá em formato de tirinhas com 4 quadros, geralmente na vertical, lidas de cima para baixo. Também podem ser encontradas na horizontal e lidas da direita para esquerda. Podem ser encontradas em jornais, revistas etc. As histórias na maioria são de humor, mas também podem ter um conteúdo mais sério.

Ex: Lucky Star, Azumanga Daioh

One Shots (Yomikiri)

One-Shots é um termo utilizado para designar histórias curtas, geralmente com 10 a 60 páginas. Muitos one-shots são feitos para concurso. Algumas séries iniciam como One-shot (como se fosse um piloto) e acabam ganhando uma série em mangá.

Ex: Naruto, One-Piece (iniciaram em one-shot)

Kodomo

São os mangás voltados ao público infantil, a maioria dirigida a crianças com menos de 10 anos. Muitas delas tem conteúdo moral, com intuito de ensinar as crianças o respeito ao seu semelhante e o comportamento na sociedade.

Ex: Doraemon, Hantaro, Hello Kitty.

Neko-mangá

Quando se refere a gatos. São mangás que exploram histórias centradas em felinos, normalmente Josei ou Kodomo. A grande maioria de classificação livre.

Steamy Shoujo

Termo popular em inglês, criado por fãs, para mangás shoujos com o objetivo de mostrar cenas de sexo e sensualidade. Alguns desses shoujos exageram tanto que viram ecchis.

Boys Love (BL)

Designação para mangás com relação homossexual entre homens, geralmente com grande quantidade de cenas de sexo. Atualmente no japão não se usa mais a distinção shounen-ai (no brasil se difundido como Yaoi). As japonesas chamam todo manga com relação homossexual masculina de Boys Love.

Lemon

É uma denominação americana criada por fãs para BL com passiofilia (sado-masoquismo) ou cenas fortes de homossexualismo masculino.

Shounen-ai

É um gênero muito usado fora do japão para mangás com conotação homossexual entre homens sem sexo explícito. Podendo apenas passar uma leve impressão de homossexualismo ou ser ecchi. No Japão este termo já caiu em desuso. Traduzindo para o inglês seria "boys love".

Yuri


É o nome dado a mangás com relacionamento homossexual feminino, geralmente contendo cenas de sexo. Mais uma vez, no japão não se divide mais em shoujo-ai e yuri. Todo o homossexualismo feminino é chamado de Yuri. Yuri, fora do Japão, é homossexualidade entre mulheres com cenas de sexo explícitas, sendo um tipo de Hentai.

Shoujo-ai (Shojo-ai)

São mangás com conotação homossexual entre mulheres sem sexo explícito. Podendo ser apenas uma sugestão de homossexualidade ou uma relação com cenas e idéias ecchis.









Nenhum comentário:

Postar um comentário